quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Gilmara, uma flor de Lapinha da Serra


Gilmara parece uma flor. Uma doçura de gente. Uma menina de pouco mais de 5 aninhos que traz no rosto a marca do sofrimento, da pobreza, mas com certeza tem um sonho. Como uma flor, está ainda desabrochando. Não há muito o que dizer dessa foto. O olhar dela e o da bonequinha dizem tudo. Essa, com certeza, é a foto mais bonita que já fiz na minha vida. Estou feliz por ter ido a Lapinha da Serra e ter conhecido a Gilmara e ter tirado essa foto. Vou coloca-la num quadro, bem bonito, e levar para ela. Tenho certeza que ela vai gostar.

10 comentários:

Anônimo disse...

Chico, cheguei aqui através da Margarida Inventada e, realmente, é das fotos mais lindas que conheci. E acho que ficou mais bonita ainda porque eu conheço Lapinha da Serra e imagino bem a Gilmara lá. Compartilho da sua esperança de que Lapinha não seja invadida e destruída...
Um beijo.

Francisco X. Ribeiro do Vale disse...

Leticia,
Obrigado pelas palavras de incentivo. Me deixa feliz em saber que muitas pessoas compartilham do mesmo gosto por fotos bonitas como essa. Essa foto é realmente muito bonita. No meu site no photo.net, essa foto já atingiu mais de 7 mil view em poucos dias o que também me deixa feliz. Dê uma olhada no meu site no photo.net. Grande abraço.

Anônimo disse...

Conheço a lapinha e conheço a Gilmara. Bom, descordo do sofrimento e da pobreza, acho que as pessoas de lá são bem mais felizes do que as pessoas da cidade, nós urbanos é que criamos mil e uma "necessidades" e quando nos deparamos com pessoas que vivem fora desta lógica do consumo, tendemos a ter um sentimento de piedade, dó, não sei. Mas na verdade os mais coitados nesta história toda somos nós, que por mais que temos, nunca nos satisfaremos. Diferente da Gilmara, que gosta de apreciar a montanha, o sol, brincar na rua, com cavalos, nadar no rio e na cachoeira, dançar o batuque e a vida deles é assim, simplesmente diferente, mas pra nós urbanos é muito difícil compreender isto.Mas afoto é realmente linda, e vc levou pra ela???

Francisco X. Ribeiro do Vale disse...

Meu caro amigo(a),
Com certeza os moradores da Lapinha podem ser mais felizes do que nós. Morar num lugar daqueles é um privilégio. Mas podemos ser felizes ou infelizes independemente do lugar onde moramos. Também não disse que a Gilmara é uma pessoa infeliz. Apenas vi sofrimento na sua expressão facial, registrada na fotografia. Quanto a copia da foto que prometi a Gilmara, eu a levarei pessoalmente quando regressar a Lapinha. Espero que seja brevemente. Farei isso com muito prazer.

Anônimo disse...

Eu sinceramente acho uma perda de tempo e um tanto quanto piegas e chata essa discussão de riqueza/pobreza.
Não cabe mais no mundo ficar falando sobre isso.
Uma coisa é riqueza. Outra coisa é felicidade.
Eu posso ser pobre e feliz, rico e feliz, pobre e triste e rico e triste. Isso é tão obvio.
Gilmara é uma menina pobre. Nâo tem o que se discutir
E Gilmara tem uma expressão de sofrimento nessa foto sim.
Ou quando se olha para essa foto se pensa: "NOssa, que menininha alegre"?!?!?
Eu acho altamente chato esse discurso de que as pessoas da cidade criaram necessidades e não vêem felicidade no campo. Ora, por favor.
Cada um é feliz na sua.
Não se mede felicidade pela conta bancária, e muito menos a capacidade de entendimento pela zona que você mora.
E para terminar, eu tenho minhas necessidades, não tenho tudo que quero, e sou BEM FELIZ. BEM FELIZ MESMO. NA CIDADE. Porque se me mandassem pro campo, eu ia morrer de tédio.Mas tenho inteligência suficiente para entender que as pessoas também são felizes com menos do que eu tenho.
Anônimo, seu discurso é uma afronta a qualquer pessoa esclarecida.

Anônimo disse...

"A Dor é inevitável, o sofrimento é opcional!" A intenção não foi afrontar ninguém, ainda mais egrégios tão esclarecidos!

Anônimo disse...

Pareceu mesmo que a intenção não foi afrontar ninguém. Mas o discurso é cansativo. E estou de pleno acordo. A dor é realmente inevitável, mas Gilmara transmite nessa foto um sofrimento que tenho lá minhas dúvidas se é opcional.

dado disse...

I've see your fantastic photo, good woork and good subject, i think that you love the photo.
I'm a photo lover and i have a fantastic site(for me).
i've created all the site.
If you want see my photo yon can click here: Viddan.
I'm italian, bye
dado(danilo)

Francisco X. Ribeiro do Vale disse...

Agradeço a todos pelos comentários, o que me deixa muito feliz. Realmente é uma foto forte, marcante e que mostra uma realidade brasileira. Many thanks Viddan for your comments. You have a great portifolio.

Anônimo disse...

Chico, esta foto realmente é muito linda! Conheço a Lapinha a tempos e tenho quase certeza que conheço esta florzinha! Vc teve a oportunidade de conhecer um senhor que atende pelo nome de seu Zin?...se não,conheça,ele tem muito a dizer sobre a Lapinha! Espero que vc seja mais um que lute pela preservação daquele paraiso!
POLLYANNA MALINIAK