domingo, dezembro 04, 2005


Fotografia para mim é hobbie e fotografo por prazer. O gosto pelo desenho, pela pintura e pela fotografia me acompanham há muito tempo. Consegui com a fotografia registrar muitos momentos especiais em minha vida. Apenas para exemplificar: fotos de meus tempos de estudante de agronomia na ESAL (hoje UFLA), dos tempos de mestrado na UFV, de meu namoro com a Sônia (minha esposa), milhares de fotos da minha família (dos meus filhos, Juliana, Marcelo e Jaqueline, de minha esposa, Sônia, e de meus pais e irmãos) e dos tempos que moramos em Davis-California e em Christchurch, Nova Zelandia. Enfim, são milhares de fotos, que registraram momentos inesquecíveis. Compartilho hoje com o Marcelo, meu filho, esse gosto pela fotografia. Quando me aposentar, como professor da Universidade Federal de Viçosa, já terei algo de bom para fazer. Poder viajar e fotografar. Não vou ter que ficar em casa dando palpite no cardápio de almoço. Aliás, tenho outros hobbies que também me dão muito prazer, que são cultivar orquídeas e a pintura. Fotografo e depois gosto de pintar (óleo sobre tela) os lugares por onde passo. Quanto às orquídeas, a essas dedico muito de meu tempo cultivando-as e fotografando-as. Um bom exercício de paciência e de sabedoria. Ao longo do tempo, irei postando algumas fotos para vocês, sobre as quais gostaria de ouvir comentários, críticas e sugestões. Fotografo P&B e estas eu mesmo as revelo e copio. Interessante é a história do P&B, na minha casa. Tínhamos um lavabo, na sala, que foi muito pouco usado. Conversei com a Sônia e tomamos uma decisão: tranformá-lo numa câmara escura, para que eu pudesse revelar as fotos P&B. Resultado, a câmara é usada continuamente e o resultado são as fotos P&B que irei compartilhar com voces nesse blog e no meu site. Espero que muitas pessoas possam dividir comigo esse espaço e possamos, juntos, aprender muitas coisas sobre fotografia. Um pensamento que gostaria de postar nesse momento: "Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia" (Mahatma Gandhi).
P.S. Essa foto que postei, é de uma família de violinistas (os tres meninos) de Viçosa, Minas Gerais. São pessoas humildes, que moram num bairro muito pobre, mas que buscam na música uma forma de escaparem das drogas, da miséria e da bandidagem. Estamos de saída, daqui a 30 minutos, eu e minha esposa, para vermos uma apresentação deles, como integrantes de uma orquestra, num Concerto de Natal. São coisas assim que ainda nos fazem acreditar que o nosso país ainda tem jeito. São pessoas assim que nos dão exemplo de superação e de amor à vida.

5 comentários:

Gláucia disse...

Chico,
Que lindo esse primeiro post. É uma declaração de amor à fotografia. Adorei. Nós vamos fazer o link pra cá ainda hoje. Na terça-feira faço um post falando sobre o início do Blog.
Um abração pra toda sua família.

Rogério B. Alves disse...

Chico

A blogsfera é realmente muito pequena. Eu sou marido da Gláucia, pai da Clara e admirador da Margarida Inventada e das tuas fotos.

Por acaso, sou também professor universitário e colega da Juliana.

Não tenho muito a trocar contigo sobre fotografia além da beleza de momentos estéticos que nos dão a sensação de que tudo vale a pena - a sensação de harmonia.

Francisco X. Ribeiro do Vale disse...

Que bom que tenha recebido de voces, Rogerio e Glaucia, os primeiros comentarios. Fico feliz pois deu certo essa minha primeira postagem. Tenho muitas fotos bonitas e quero compartilha-las com os amigos. Nao os conheco mas ja os considero meus amigos. Se sao amigos da Juliana sao tambem meus amigos. Um dia nos veremos por ai ou por aqui, quem sabe.
Vou postar mais uma foto hoje, para aqueles que gostam de orquideas.
Um grande abraco pra voces e pra Clara tambem.
Desculpem a falta de acentos. Eh que meu teclado nao esta configurado e estou apanhando dele. rs.

Anônimo disse...

Chiquinho...mto legal o blog...lindas as fotos...ta de parabéns pela iniciativa..abração..Cleube...

Francisco X. Ribeiro do Vale disse...

Obrigado Cleube pela força. De vez em quando, apareça para ver umas fotos legais. E não deixe de fazer os seus comentários e críticas sobre as fotos.